top of page
Buscar

Empregados que exercem a mesma função podem receber salários diferentes?

  • andrinelopesadv
  • 2 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura



Para essa resposta deveremos sempre analisar todo o contexto.


É muito comum ver funcionários que entraram na mesma época, exercendo o mesmo cargo e recebendo remunerações diferentes quando o cargo envolve pagamento de comissão. Isso porque sempre acontece de haver um trabalhador que se destaca mais do que outro. Para esses casos, a empresa precisa observar se o salário-base está igual, mas as comissões ficarão sempre livres para acompanhar a produtividade de cada um.


É comum também ver empresas aderindo a planos de cargos e carreiras, onde estabelecem que tempo de empresa será um dos critérios que colocará o funcionário mais antigo em condição salarial melhor que o funcionário recém-contratado. 


Essa também é uma possibilidade que as empresas podem adotar, usando o critério de antiguidade como base para essa diferenciação salarial. O que as empresas precisam estar atentas é: 


1 – O funcionário com melhor remuneração precisará ter uma diferença de 4(quatro) anos independente de seu cargo na empresa; OU

2 – O funcionário com melhor remuneração precisará ter uma diferença de 2(dois) anos quando ocupar o mesmo cargo do novato.


É importante ressaltar que esta equiparação salarial corresponde a pessoas que ocupem exatamente o mesmo cargo, no mesmo estabelecimento. É possível que sedes diferentes adotem remunerações diferentes.


O mapeamento e a descrição dos cargos e das atividades desempenhadas por cada um deles é uma ferramenta bastante eficaz para evitar que pessoas que realizam atividades diferentes questionem uma equiparação salarial


 
 
 

Comentários


bottom of page